Na maioria dos países do mundo o mês de Março é o mês em que vem a Primavera, mas na Bulgária há modo especial de celebrar a chegada desta temporada. Que modo especial? É uma tradição popular segundo qual dás e recebes prendas. E não são quaisquer prendas. São acessórios chamados martenitsi que são feitas de fio branco e fio vermelho e podem ser de vários tipos (o mais comum é usarem-se como pulseiras). Falando disso não podemos esquecer-nos de mencionar a Baba Marta (Avó Marta). Conforme as crenças populares ela é uma mulher velha e coxa e personifica o sol e a primavera, como também o mês de Março (é por isso que é chamado o mês feminino). As lendas relacionadas com Baba Marta são muitas e uma delas conta que ela é a irmã dos meses Janeiro e Fevereiro e é sempre zangada, porque os irmãos dela ou fazem alguma brincadeira ou bebem todo o VINHO e não a deixam prová-lo.
Quanto à martenitsa, ela é o símbolo búlgaro mais amado. Cada das cores tem o seu significado. O branco significa a inocência, a castidade, o novo início. O vermelho significa a vida, a concepção, a energia do sol. Os búlgaros acreditam que o uso da martenitsa vai proteger de forças negativas e vai trazer uma vida longa. Isso faz-se também para saúde, sorte e sucesso durante o ano. Mesmo assim a martenitsa usa-se apenas por um período de tempo. Pode parar de ser usada quando a pessoa vir árvore florescida ou cegonha.
Segundo uma lenda, a origem da martenitsa data desde a altura do líder Asparuch (a segunda metade do século VII). Ele recebeu uma mensagem sob a forma de fio branco, amarrado à perna de um pássaro, da sua irmã Huba. Durante o voo o pássaro magoou-se e assim o fio ficou vermelho também. Feliz por saber notícias da sua irmã, Asparuch mandou ao todo o povo pôr fios em branco e vermelho. Acha-se que este acontecimento deu origem à tradição.