Qual é a primeira coisa que vem à tua cabeça quando ouves Itália? Roma, Milão, comida, moda, etc, né? E algums vez já ouviste falar da cidade de Lanciano? Não? Pois.. muitos italianos também nunca ouviram dela, então sem stress. Vou contar um bocado mais sobre Lanciano neste artigo. É uma cidade antiga e pequena (conforme Wikipedia até é comuna italiana) na região dos Abruzos e fica perto de Pescara. Demora 3 hora para chegar lá com autocarro de Roma e menos com carro claro. No entanto, Lanciano não é um lugar turístico e em termos de transportes públicos não é fácil andar pela cidade. A melhor opção seria alugar um carro de Roma, porque senão estás lixado. Há só um táxi na cidade e se precisares de apanhar táxi por mais de 5 km vai custar o mesmo preço (ou até mais) como apanhar um autocarro de Roma a Lanciano. As sagas italianas com os táxis não param aqui. Depois de passar alguns dias em cidade com apenas um táxi, voltei para Roma com os meus amigos. Porque o tempo é uma ilusão que move relativamente ao observador (Teoria especial da relatividade, Albert Einstein) para os locais, perdêmos o autocarro que vai para o centro de Roma, por isso tivemos de apanhar táxi. Não é aconselhável pegar num táxi aleatório na rua, qualquer que seja o país, por isso pedimos táxi através de uma app. O taxista chegou e pediu para cancelar a ordem porque ia sair mais barato (ou algo assim). Achei estranho no início, mas não pensei muito nisso até o momento em que ele mencionou que devia passar por um posto de gasolina para mais gasolina e notámos que íamos na direção contrária. Decidimos ver que seria o preço tendo em conta que na app estava a mostrar 20€ e o taxista disse dobro do preço. Queríamos sair do carro e a minha amiga pediu em italiano para parar o carro, mas o taxista fingiu não ouvir. Foi então que gritei para ele “Signore!” e ia continuar com “Para o carro!”, mas a auto-aprendizagem de italiano por 5 dias não foi suficiente. Felizmente a minha amiga continuou em italiano e desta vez pediu mais alto e o taxista parou. Então uma dica que eu daria é aprender falar alto e também aprender a frase “Para o carro!” em italiano (Fermi la macchina!) e vai ser tudo bem.
Vamos voltar a Lanciano e ao italiano auto-aprendizado que mencionei. Depois de ouvir conversas italianas por dois dias comecei a entender bastante coisas através do português e do espanhol. No terceiro dia até comecei a falar italiano depois de beber algum vinho. O empregado ficou chocado quando de repente olhei para ele e pedi em italiano. Os últimos dias consegui safar-me sem ajuda com a tradução. Duolingo + Espaliano + gestos com a mão foram suficientes. A única exceção seria a saga com o táxi em Roma, mas vou ser preparada para a próxima vez. Um dos dias fomos ao beira-mar em Fossacesia Marina e tivemos almoço de mariscos. Como alguém que não é fã de mariscos até gostei dos pratos. O único problema foi que de tantas curvas da estrada fiquei enjoada por isso aconselho para levares algo para enjoo caso queiras mergulhar em aventuras por esses lados da Itália. A cidade de Pescara é boa opção para visitar se estiveres em Abruzzo. Demora meia hora para chegar de comboio para chegar lá e há uma grande variedade de restaurantes ao lado do beira-mar. Houve só alguma confusão com a compra dos bilhetes de comboio porque podem ser comprados dentro do comboio, mas pagas 5 Euros a mais. Podes comprá-los na estação também. De volta queríamos comprar bilhetes da estação, mas a maquina não nos deixou. Fomos à caixa, mas nos reencaminharam para a papelaria e acabámos por comprar os bilhetes daí. 🤷🏻♀️
Essa foi a minha experiência na Itália e pelos vistos foi diferente do que a dos outros, então está na hora de conquistar o italiano em Duolingo e descobrir os outros lados da Itália.