Chegou aquela altura de pegar na mochila novamente e procurar aventuras e desventuras por terras desconhecidas. Desta vez escolhi visitar a Sérvia, mais precisamente a cidade Belgrado. A Sérvia é um dos países que faz fronteira com a Bulgária. Mas cuidado, uma viagem de Sófia para Belgrado pode demorar bastante tempo. Depende do bilhete que compras (directo ou com paragem) E do tráfego na fronteira. Pelos vistos é mais fácil entrar na Sérvia do que sair dela, pois a ida foi muito mais rápida do que a volta, que demorou bastante tempo com todo o tráfego. Uma coisa que eu achei curiosa foi o facto de a Sérvia não estar na União Europeia (francamente pensava que estava) e percebi isso no momento em que pediram os nossos… PASSAPORTES na fronteira. Foi um filme para mim, pois esqueci-me de ver que documentos é que eram necessários para entrar, MAS o Deus dos viajantes protegeu-me. Acontece que dá para passar a fronteira só com cartão de identidade (sorte mesmo!). No entanto, podes ver que documento precisas para entrar aqui. Convém não arriscar, né?
O que eu acho é que esse país inspira as pessoas a ler livros (não, não estou a brincar!). Porque será que estou a dizer isso? É porque passada a fronteira, recebi mensagem que o uso de 1 MB com o meu Roaming custa.. mmm mais ou menos 12 euro. Ainda bem que trouxe um livro comigo e li umas 100 páginas durante a ida e mais tantas durante a volta. Então aconselho as pessoas que desejam visitar esse país a comprar um cartão pré-pago, pois assim fica mais prático.
Outra coisa com a qual se deve ter cuidado é o dinheiro. Nunca deixem suas bolsas, mochilas etc abertas e longe de vocês. E também contem muito bem quanto é que gastam, pois a moeda é mais diferente ou quer dizer.. 10 euro são mais ou menos 1230 dinares. Então imaginem como me senti quando levantei 3000 dinares … Mesmo rica! e depois foram embora num instante.. De resto, a cidade parece bastante tranquila e não tenho comentários negativos. ATÉ pelo contrário!
Infelizmente subestimei imenso Belgrado. Nem pensava que essa cidade podia ser tão bonita e ter tantos lugares para visitar. Decidi que 3 dias iam ser bastantes para ver tudo, mas afinal 3 dias não chegaram para nada. É necessário ao menos 4 dias no mínimo (SEM contar o período de chegada e partida) para visitar os lugares interessantes do ponto histórico, cultural e claro turístico. Eu tive tempo para o turismo mais importante – o gastronómico. Como a cozinha é parecida com a cozinha búlgara.. óbvio que gostei!
A outra coisa que me impressionou eram os rios e as pontes.Sim.. o meu ponto mais fraco desde Lisboa.. A confluência dos rios Danúbio e Sava foi a coisa mais linda de sempre. Como sou uma viciada a rios… fui hipnotizada..
O melhor é estar no centro à noite com vista para as múltiplas pontes e a cidade que iluminam os rios. Essa cidade realmente vale a pena visitar. Ela tem esse charme dos Bálcãs que é tão atraente que todos têm de o sentir. Do que eu percebi, o nome realmente traduz-se como Cidade Branca(bel – branco, grad – cidade), pois há muito sol, mas eu inventei outro significado de que gostei mais – Bela Cidade! :)
Posso confirmar que vou voltar de certeza a Belgrado e da próxima vez por mais tempo.