Durante a estadia na Suécia, visitei a Finlândia por uns dias também. A minha primeira ideia foi escrever um artigo sobre os dois países, mas fiquei demasiadamente impressionada tanto com a Suécia como com a Finlândia e um artigo não ia chegar para tudo.
Por enquanto, tinha mencionado que na Finlândia se falava sueco e queria esclarecer o porquê. Eu sempre achei muito estranho que todos os finlandeses que conheci ao longo do tempo sabiam sueco. Podem adivinhar a razão? Colocada assim, a resposta desta pergunta já parece óbvia, não é? Jahaaa! O sueco é a segunda língua oficial na Finlândia! Só me dei conta disso, porque uma amiga na Finlândia começou a contar-me factos aleatórios em relação a esses países. Poderiam imaginar o fascínio da filóloga dentro de mim? Nem todos os dias visito países em que há duas línguas oficiais que não têm NADA a ver uma com outra…. Sim. Posso confirmar que a minha
curiosidade foi despertada… Acabei por fazer um bocado de pesquisa para ver mais detalhes da história. O povo da Finlândia anda por essas terras há muito muito tempo. Entretanto em século 13 a Suécia conquistou a Finlândia por alguns séculos. Agora não tenho certeza como é que a história ocorreu em século 18 e 19, mas a Finlândia passou a ser território autónomo sob o domínio da Rússia e em século 20 ganhou a sua independência. É nesses séculos (séculos 19 e 20) que o finlandês ganhou poder e foi proclamado como língua oficial junto com o sueco. Talvez sejam factos desnecessários, mas depois desses esclarecimentos fiquei ainda mais fascinada com esse país, pois ganhou independência há 100 anos e já é um dos países mais ricos.
O que me impressionou mais e acabou por ser a minha inspiração foi a ciclovia nesses países, embora só cheguei a ganhar coragem de andar de bicicleta na Finlândia, onde o tempo estava ainda mais frio comparado com a Suécia e ao caminho para lá vesti mais roupa para não morrer de frio. Então acabei por ter novo lema: ”Nunca está frio de mais para andar de bicicleta.” Depois de teres andado de bicicleta à volta de lagos gelados, acho que nunca mais vais dizer que o tempo está frio de mais. Ao menos falo por mim.
Além do facto que sobrevivi andar de bicicleta no frio, que foi o momento mais maravilhoso da minha vida, o outro momento mais feliz foi em Helsínquia onde comprei 4 livros suecos por 1 euro duma biblioteca. Viva a mania por bibliotecas! Consegui ver um bocado da cidade e achei bastante
interessante. Não parece ser cidade muito grande e as pessoas não têm pressa nas ruas como nas cidades maiores. Achei isso bastante relaxante. Infelizmente, não cheguei a usar as saunas aí, já que o meu tempo foi limitado.
Num momento senti-me como no show Fator Medo. Porquê? Como apanhei a altura da Páscoa na Finlândia, a minha amiga da Helsínquia recomendou-me uma sobremesa muito típica lá. Comprei essa sobremesa quando cheguei a Jyvaskyla (uma das três cidades que visitei), mas os meus amigos da Jyvaskyla e também os locais é que me fizeram sentir-me como no Fator Medo quando o fiz. Não acreditaram que queria provar essa sobremesa e descreveram o sabor e tudo como horrível. Daí quando provei… não gostei. Nem sei se é porque todos à minha volta disseram que é horrível e já estava a espera de ter mau sabor, ou porque é horrível. Quem sabe.. O que é mais estranho é.. porque os finlandeses preparam essa sobremesa, se quase ninguém gosta daquilo? É uma das perguntas, cuja resposta vou ter que encontrar.
Falando de Jyvaskyla, a razão principal que me fez ir, é porque há mais chances de ver Aurora Borealis nesta cidadezinha. Achei muito fixe, que os locais (estrangeiros e finlandeses) tinham criado um grupo com previsões de Aurora Borealis. Infelizmente, não cheguei a ver Aurora Borealis ao vivo, já que fiquei um dia e meio na cidade. Ela apareceu dois dias depois de me ter ido embora. Então a conclusão é.. se queres ver Aurora não visites os pontos de vista só por um dia. Estive a ler publicações num grupo e encontrei sites bastante interessantes relacionados à querida Aurora.
http://www.gi.alaska.edu/AuroraForecast/Europe
http://www.aurora-service.eu/aurora-forecast/
Basicamente, os meses com chances mais altas de ver Aurora são Setembro, Outubro, Fevereiro, Março e Abril. E não se esqueçam que o céu deve estar limpo. Infelizmente, a querida Aurora não queria ver-me nem na Finlândia, nem na Suécia. Que tímida.. Por isso, agora deu-me uma nova tarefa, planejar a próxima viagem até à Escandinávia só para vê-la.