A história búlgara resumida

Não somos criadores da história. Somos feitos pela história. Uma frase do Martin Luther King jr. com qual concordo plenamente. Por isso quero contar mais sobre as minhas origens.
 

  • Início do Primeiro Reino Búlgaro
 
Como início quero dizer que a nossa história é muito longa. Embora oficialmente o nosso país existe desde 681 ano, os proto-búlgaros vieram ao longo das nossas terras ao redor de 632 ano. Eles reunem-se à roda de khan Kubrat. Outras tribos que moram nessas terras são os eslavos. Eles entram também na união dos proto-búlgaros sendo isso resulta num futuro país eslavo búlgaro que vem a ser reconhecido em 681 junto com o seu khan Asparuh. Assim começa o seu ínicio o país búlgaro.
 

  • Cristianização e criação do alfabeto cirílico
 
Por causa das religiões diferentes os governantes decidem unificar os eslavos e os proto-búlgaros introduzindo o cristianismo como religião oficial. A religião é aceite em 865 e em 870 é que a Igreja começa a ser independente. Outro passo que o rei Boris I faz naquelas alturas para unir os eslavos e os proto-búlgaros é a criação duma escrita geral ou seja o alfabeto cirílico em 855.
O nosso primeiro século de ouro é com o rei (tsar) Simeon I o Grande. É então quando a Bulgária se extende a três mares. Mas após a cada ascendência vem a vez da queda. Um pouco depois do reinado do rei Simeon começa o domínio bizantino que demora a cerca de 100 anos. Então os irmãos Petar e Assen libertam o povo.
 
  • Segundo Reino Búlgaro
 
Depois deve ser mencionado e o rei Kaloiân com a sua boa política e as relações com a Igreja de Roma. Mas ele torna-se em vítima duma conspiração. Alguns anos mais tarde vem a ser rei o seu sobrinho Ivan Assen II. Ele atinge a glória do segundo império búlgaro. Alarga as fronteiras, mas alem disso faz muito para o desenvolvimento da cultura, da educação e melhora as relações com os paises ao redor.
E após essa ascendência é que vem a outra queda. Os reis seguintes não são abençoados com o talento de fazer negócios como os fazia o rei Ivan Assen II. Ao lutar com os outros países dos Balcãs, nem um rei nota a ameaça que se aproxima para a península. Até o contrário, os soberanos ajudam os turco-otomanos a penetrar a península para fazerem parte das batalhas entre os reinados. Mas logo depois os turco-otomanos é que começam a conquistar pouco a pouco as terras búlgaras, como também as dos outros países da península, até que em 1396 é conquistado o último território do Segundo Império Búlgaro.

  • Domínio Otomano e a Libertação
 
Agora vem a vez dum domínio que dura quase 5 séculos. Durante os séculos há
várias tentativas sem sucesso para libertação. Uma tentativa muito importante que uniu o povo é essa do Vasil Levski (o Apóstolo da liberdade). Ele criou uma organização a cuja base se dispõem os organizadores da Revolta de Abril (1876). A guerra Russo-Turca(1877-1878) que vem em seguida resulta na libertação do país Bulgária. Mas embora o povo seja livre na Conferência de Berlim decide-se que os territórios devem ser divididos e assim segundo as decisões do Tratado de Berlim grandes partes das terras povoadas com búlgaros, incluindo a Macedônia, ficam nas fronteiras do império Otomano.
No dia 6 de Setembro 1885 faz-se a União entre a oficialmente reconhecida Bulgária com a região Rumelia Oriental que até então estava sob o poder turco-otomano. Mas essa ação não é combinada com os interesses dos outros países e assim no dia 2 de Novembro 1885 a Sérvia ataca a Bulgária e começa a guerra entre os dois. Quem vence são os búlgaros. O Tratado de Bucareste, que data de 19 de Fevereiro 1886, restaura a fronteira antes da guerra com a Sérvia.
 

  • Guerras dos Balcãs, Guerras Mundiais, Guerra Fria
 
Alguns anos mais tarde a região de Macedônia leva os países balcânicos a duas guerras dos Balcãs e um pouco depois vem a vez da Primeira Guerra Mundial. Isto quer dizer que no período entre Setembro 1912 e 1918 a Bulgária está em guerra. A última guerra dá resultados catastróficos para o país. A perda põe o fim do ideal nacional, a união étnica dos todos os búlgaros, como também vem à privação de territórios.
Como se não fossem bastantes 3 guerras, dentro de 23 anos segue mais uma guerra mundial. Ela começa bem para a Bulgária. Num momento o ideal nacional é realizado, mas os aliados começam a perder e a situação piora. A Bulgária corta as relações diplomáticas com o Grande Reich Alemão e apoia o partido da República Socialista Federativa Soviética Russa. Até ao escolher o lado dos vencedores no fim é que acontece um paradoxo. Sendo um vencedor o país parece mais a um vencido por causa de ser obrigado a pagar indemnização de guerra que é até maior do que a indemnização da Primeira Guerra Mundial.
A partir do fim da Segunda Guerra Mundial começa o início da Guerra Fria e do regime comunista na Bulgária. Ela torna-se num satélite da Rússia Soviética, quer dizer, fica na esfera russa de influência com o Pacto de Varsóvia. Este regime vem a crescer até num regime socialista que tem seu fim só em 1989.
 
About Author

Eu sou Marchela e gosto de aprender línguas como forma de explorar os outros países melhor. Cada idioma é um tesouro e o meu objetivo é aprender os básicos da língua falada em cada país que visito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!